Notícias

Nova Casa da Juventude de Famalicão

terça-feira, 24 Setembro 2013

“Um equipamento de última geração, criado para prestar serviços aos jovens, para os auxiliar e amparar no desenvolvimento dos seus talentos e das suas capacidades”. Foi com estas palavras que o Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, inaugurou na passada sexta feira, 20 de setembro, a nova Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão, “para que aqui possam crescer enquanto pessoas, enquanto profissionais e enquanto cidadãos.”

A obra, que implicou um investimento total de 764 mil euros e resultou de uma candidatura apresentada pela autarquia no âmbito do projecto Quadrilátero Urbano, dá uma nova vida a um edifício emblemático de Famalicão, onde funcionou o Colégio Camilo Castelo Branco entre as décadas de 40 e 70, que marcou a vida de várias gerações de famalicenses. “Recuperamos um pedaço da nossa história e valorizámo-la”, assinalou Armindo Costa na hora de devolver o edifício à juventude famalicense, valorizando igualmente a renovação urbana conseguida com a construção deste equipamento, situado junto à nova Igreja Matriz da cidade. “Valorizámos este espaço nobre da cidade, contribuindo também para uma cidade mais bonita, mais funcional e mais viva”.

A cerimónia contou com a presença, entre outras entidades, de Manuel Barros, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, de Carlos Duarte, membro da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional Norte e de largas centenas de cidadãos famalicenses, entre os quais se destacavam um grande número de jovens e de antigos alunos do Colégio Camilo castelo Branco.

A nova casa da juventude famalicense está equipada com um conjunto de valências diversificado, onde se destacam uma incubadora de empresas, gabinete médico, espaço de estudo e de internet, auditório, bar/concerto e salas de gravação/multimédia, fotografia e ensaios. “Estou convicto de que estão agora reunidas as condições para um maior envolvimento da juventude na vida activa do concelho e condições para que os jovens assumam os seus projetos e os desenvolvam com coragem”, assinala a propósito o presidente da autarquia famalicense.

 

Elogios para Famalicão

“Este espaço é o exemplo de que em Famalicão projectam, pensam e executam de melhor forma”, assinalou na sua intervenção o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, tecendo rasgados elogios às políticas de juventude prosseguidas pela equipa autárquica liderada por Armindo Costa. “Famalicão é um caso muito sério e um exemplo daquilo que podem ser as políticas da juventude ao nível local”, disse Manuel Barros. E acrescentou: “Souberam aplicar políticas que fizeram com que hoje, Famalicão fosse um município onde os jovens se sentem felizes, realizados e com boas oportunidades para participarem na democracia local”.


‹ voltar   |    partilhar: facebook facebook  twitter twitter  myspace myspace  delicious delicious   |   gostar: gosto 1   não gosto 0
autorAdministrador Famanet O FAMANET posiciona-se como um instrumento dos objectivos estratégicos da região, colocando as tecnologias de informação ao serviço das pessoas e do tecido empresarial, apoiando assim o desenvolvimento cultural, educativo, social e económico
Empresa: http://www.famanet.pt

Comentários

Ainda não há comentários...

Deixe o seu comentário




Todos os campos obrigatórios. O Email não será divulgado!